segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Temas Transversais







"É bom lembrarmos que a origem desses núcleos de interesse,as chamadas de materias tradicionais pode ser encontrada na cultura grega clássica.Cultura essa que foi incorporada pelos dominadores romanos e espalhado como valor hegemônico em todo o mundo dominado por Roma, vindo mais tarde para o ocidente Esses interesses dos pensadores gregos clássicos precisam ser compreendido na perspectiva de uma cultura intelectualmente muito desenvolvida mas altamente elitista, que não se preocupava com o trabalho manual e nem com a vida cotidiana das pessoas, de responsabilidade das mulheres e escravos.

Com relação ao "chamado pensamento grego", os historiadores da ciência se perguntam por que na Grecia desenvolveu tão escassamente a tecnologia, uma tecnologia que teria podido libertá-los ou pelo menos aliviá-los dos trabalhos mais duros da vida cotidiana e aumentado o bem estar da população." ( MORENO)

Vários grupos politicamente organizados em vários países do mundo, questionaram, na Educação, qual o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada, e consequentemente, sobre os conteúdos abordados na escola.

Esses grupos iniciaram a desenvolver projetos educacionais e a pressionar os Estados para que incluíssem na estrutura curricular temas que abordassem conteúdos mais vinculados ao cotidiano da maioria da população.

Uma primeira concepção entende que os conteúdos curriculares tradicionais formam o" eixo longitudicional"do sistema Educacional e em torno dessas áreas de conhecimento , devem circular, ou perpassar, transversalmente, esses temas mais vinculados ao cotidiano da sociedade.

Assim, nesta concepção , se mantêm as disciplinas que estamos chamando de tradicionais do currículo( como a Matemática, as Ciências, e a Língua) , mas seus conteúdos devem ser impregnados com os temas tranversais.

É comum ,também , observarmos esse conhecimento ser tratado como uma coisa mágica, trancedente "que cai dos céus" e não é raro encontramos educadores que passam para seus alunos uma visão estática e extática do conhecimento" (CORTELLA)

Ulisses Ferreira de Araujo, que fez a revisão técnica desta apresentação concordar com essas idéias expostas e as idéias claras com que Monteserrat Moreno abrange esse assunto em seu livro como uma das autoras do livro, "Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral".,ed Ática

Diz ela: " As transformações da realidade escolar precisam passar necessáriamente por uma mudança de perspectivas, em que conteúdos escolares tradicionais deixem de ser encarados como "fim" da educação. Eles devem ser "meios"para a contrução da cidadania e de uma sociedade mais justa. Esses conteúdos tradicionais só farão sentido para a sociedade se estiverem integrados em um projeto educacional que almeje o estabelecimento de relação interpessoais,´`a diversidade e ao meio ambiente.

Temas tranversais nao são disciplinas, apenas permeiam todas elas. Se a escola decide abordar "disciplina"( comportamento) de maneira transversal, não pode estipular uma aula sobre o assunto uma vez na semana e esquecer dela o restantes dos dias.

"Esse tema precisa estar presentes em todas as disciplinas ,o tempo todo, como "pano de fundo" do trabalho da escolarofessor leva os alunos a reflexão ,para que eles tenham condições de construir con" orienta (BAROOLCH) Segundo ele .ao abordar os temas transversais, o pceitos, em vez de apenas coletar informações a respeito do assunto

Vejamos este tema da "Disciplina Participativa" .Serão refletidos os conceitos e ao mesmo tempo ,apreendido e compeendido: O que é Disciplina participativa?, Para que estudar este tema?.Como se direcionar nesta aprendizagem?

Há um contexto de vida entre sujeitos; este objeto de estudo foi "fundo de um cenário" , de uma diversidade na qual num espaço e tempo tiveram causas e consequências que compreendidos e levados a uma conscientização,devem ser transformados num ambiente de vida saudavel, de respeito; contra a violência instalada.

Por consequências os envolvidos precisam ganhar uma identidade mais digna e vivenciada de maneiras diferentes.

Se instalaram naquele espaço( bairro) ,sem uma estrutura organizada, num consumo desorganizado em todos aspectos. Sem regras de convivência, sem raízes.

Muitas aprendizagens estarão em jogo a partir dessas pesquisas : mapas, leituras , producões de escritas em diferentes suportes de textos,estatisticas, operações, situações problemas e atividades diversas QUE OS LEVARÃO A PENSAR !!!

Não é apenas um conteúdo que estará em jogo .É bem mais complexo. E se a escola fizer seu papel de intregadora das situações surgidas ,para soluções conjuntas, ficará interrelacionada de conhecimentos interdisciplinares em "rede". É uma aprendizagem muito mais ampla do que só amarzenar conhecimento; é aprender aprender ,a viver juntos. SOLIDARIAMENTE E COMUNITARIAMENTE.

Bibliografia básica:

BUSQUETS, Maria Dolors, et all. Temas Transversais em Educação ,ed Ática . 1997

HERNÁDEZ ,Fernandes e VENTURA,Monteserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho.Ed. ArTmed.1998

SALÉH,Dirce Maria de Souza, Vamos Colorir a Escola.Grf. O Lutador .2009

ZABALA, Antoni.A Prática Educativa,como ensinar. Ed: ArTmed.1998

Google,www.google.com

Revista Nova Escola,ed Abril,Dez de 2005

,

Um comentário:

  1. Bet365 Casino Review 2021 - VieCasino.com
    Bet365 link 12bet Casino Review. Bet365 Casino offers some of the most interesting slots to play. and is not only one of the bet365 fastest-growing online casinos dafabet for

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! é com carinho que recebemos sua opinião sobre o nosso trabalho...